A hortelã-pimenta trata-se de uma planta de grande importância para a cultura romana, no passado essa planta teve diversas finalidades para essa população.
Hoje em dia as plantações de hortelã se expandiram pelo mundo, sendo encontrado em várias regiões. Os estudos e pesquisas sobre a planta não param, e continuam até hoje, onde buscam pelas melhores utilidades deste item.
Sabe-se que ela se faz muito presente na culinária e na área medicinal.
O colostro bovino é um componente encontrado nas vacas após reprodução de recém-nascidas em suas primeiras horas de vida.
Esta substância é muito utilizada na área medicinal, por conter substâncias que auxiliam no organismo.
Você ainda pode conhecer melhor sobre o nosso produto que contém esses compostos.
Extrato aquoso de hortelã em pó, funções
O extrato aquoso de hortelã em pó é um composto encontrado na planta hortelã-pimenta, essa planta é conhecida por suas folhas com um aroma refrescante e sabor de menta, ela é uma planta usada tanto na culinária como na medicina, e nela contém diversas funções terapêuticas
Auxílio em problemas digestivos
Auxílio em problemas digestivos, como dores de estômago, gases, náuseas, enjoos e cólicas etc.
Gripes e resfriados
O mentol presente na planta ajuda com gripes e resfriados, aliviando os sintomas de congestão nasal e tosse.
Alivio do Estresse
Consegue fazer com que o estresse seja aliviado, com suas propriedades calmantes.
Combate de bactérias e fungos
O seu óleo pode auxiliar no combate de bactérias e fungos.
Onde se originou o Hortelã Pimenta e como está atualmente
Não se sabe como a hortelã-pimenta se originou, supõe-se que ela venha de origem europeia ou do oriente médio.
Essa planta era muito importante culturalmente para os romanos, a consideravam uma planta sagrada, a utilizavam para diversas finalidades, como aromatizar vinhos e outras bebidas, comiam para melhorar o hálito, e era usada em rituais como oferendas para os deuses.
A planta se expandiu pelo mundo, então ela começou a ser estudada com frequência.
Quando iniciou o crescimento de suas plantações ao redor do mundo observaram que na américa do norte ela se adaptou melhor, depois de algumas pesquisas descobriram que o solo dessa região era o que a planta melhor se adaptava.
Além de ter sido popular pelo seu aroma único e seu sabor, a planta também foi reconhecida pelos romanos por causa de suas propriedades medicinais, ela continua sendo usada até nos dias de hoje em ambas as áreas, e o seu crescimento continua a cada dia mais, principalmente na área medicinal.
Com o passar dos tempos as propriedades da hortelã-pimenta continuaram sendo estudadas, e encontraram compostos ativos, que são os responsáveis por suas propriedades aromáticas e medicinais, buscaram um jeito de isolar esses compostos, então desenvolveram diferentes métodos de extração, para isso ser possível.
Processo para obtenção do extrato aquoso de hortelã em pó
As etapas necessárias para realizar a extração de hortelã em pó são:
As folhas de hortelã pimenta são colhidas, separadas de seus caules, em seguida passam pelo processo de lavagem para remover suas impurezas.
Logo após a planta passa para a extração aquosa, onde as folhas são imersas em água, e seus compostos ativos se separam ficando livres na água, depois dessa etapa vem a filtração onde os resíduos e pedaços grandes são removidos.
A concentração vem em seguida, para que os bioativos fiquem concentrados na solução.
É necessário que as plantas passem pelo processo de secagem, e quando completamente livres de umidade, são encaminhadas para o processo de moagem, transformando as folhas de hortelã em um pó fino.
Esse pó obtido poderá ter muitas finalidades, em áreas culinárias, cosméticos e principalmente medicinais.
Colostro bovino integral
O colostro bovino integral se trata de uma substância que é obtida através das vacas recém paridas, nas primeiras 24 horas após o parto.
Benefícios do Colostro Bovino
Essa substância contém muitos componentes benéficos para a saúde, como nutrientes, anticorpos e minerais.
Em seus componentes também são encontradas fórmulas antioxidantes, que ajudam as células corporais a se proteger de radicais livres. Os radicais livres são moléculas instáveis produzidas pelo corpo normalmente, e os antioxidantes são importantes para que não haja excesso dessas moléculas no organismo, pois é por elas que o ser humano pode desenvolver doenças cardiovasculares ou neurológicas.
Como tomar colostro bovino?
A substância é usada em suplemento de alimentos, podendo ser encontrada em fórmula de cápsulas de tratamentos, e os benefícios de seu consumo é no ganho de força corporal e fortalecimento do sistema imunológico.
O colostro bovino integral faz com que o filhote ganhe imunidade e fique protegido de doenças.
Também usado em fórmulas de cosméticos de autocuidado, como os cremes faciais, pois essa substância contém componentes que são benéficos para a saúde da pele, deixando a pele menos sensível e menos propícia a ter acnes.
Processo para obtenção do colostro bovino
Essa substância é coletada das vacas, nas primeiras 24 horas após o parto, em seguida o colostro passa pelo processo de filtração onde as impurezas são removidas.
Após isso, é feito o processo de desidratação, que se trata do colostro sendo congelado, e a sua água sendo eliminada.
Por fim, o colostro passa pela última etapa onde ele será moído, e transformado em um pó fino.
Considerações finais sobre Hortelã Pimenta e Colostro Bovino
Os compostos citados no artigo estão presentes nas composições de Beta gracilis, um tratamento natural para combate à diabetes.
Todos esses compostos são obtidos de forma natural, e são grandes fontes de benefícios para o organismo e sistema imunológico, sendo auxiliar no combate e cura de doenças.
Como dito, ambas contém em sua composição substâncias antioxidantes, que são bons preventivos para doenças relacionadas ao sistema sanguíneo, e encontram-se presentes em composições de muitos tratamentos.